Primeira Impressora 3D capaz de voar

Os drones hoje estão por toda parte. Tem gente ganhando dinheiro tirando fotos panorâmicas, utilizando como equipamento de segurança e espionagem, e é claro, entrega de encomendas… de pizza (daqui à pouco aparecerão sem dúvida os raptores.. os trombadinhas do ar)! Mas este não é um post focado em drones, simplesmente por se tratar de um blog sobre Impressão 3D.

Impressora 3D Voadora

Cientistas da Universidade Imperial da Londres divulgaram seus trabalhos sobre a aplicação de drones na Impressão 3D. Dentro do Laboratório de Robótica Aérea, a equipe construiu protótipos de drones que prometem construir ou reparar objetos / construções, utilizando o conceito de Impressão 3D por camadas. Esta tecnologia poderá algum dia ir onde nenhum ser humano tem a coragem de ir, como se aproximar de um reator nuclear danificado para limpar áreas contaminadas por vazamento de resíduo radioativo.

Pássaro Swiftlet

A impressora foi inspirada em pássaros chamados Swiftlets (encontrados no sul da Asia, ilhas pacíficas do sul, nordeste da Austrália e outros lugares). Os swiftlets são conhecidos por construir seus ninhos em pleno ar com a própria saliva. Da mesma forma, dois drones trabalham em equipe. O primeiro utiliza sua Impressora 3D embutida para depositar espuma de poliuretano em um ponto designado. A partir do momento em que a espuma se fixou, o segundo Drone voa e se fixa à espuma do alvo e carrega o objeto. Atualmente os protótipos estão limitados à selar uma pequena área ou remover objetos pequenos que pesam até 2,5kg. É estimado que em futuras versões estes drones serão capazes de carregar quase 40kg.

O vídeo abaixo permite ter uma ideia melhor do que está sendo feito. Apesar do mostrar uma dispersão de material ainda um pouco atrapalhada, a tecnologia deverá evoluir rapidamente para aumentar sua precisão.

 

Esta não é uma notícia nova. Na realidade foi divulgado no início de maio, mas faz parte do meu acervo “artigos interessantes à divulgar”. Estamos passando por um momento de “novidades” iguais. São muitos projetos na impressão 3D similares aos já existentes. Alguns apresentam melhorias, outros direcionados à uma aplicação… mas tem a mesma essência. Os projetos relacionados à Impressão 3D que entram em campanha no Kickstarter não mudaram muito, aliás alguns até desistiram de dar continuidade, como é o caso da Mota que pretendia fabricar impressoras 3d por USD$99,00.

Henrique Vilela

MBA, Engenheiro Eletrônico e de Telecomunicações.
Co-fundador D3M
Fomento Impressão 3D em Belo Horizonte / Minas Gerais

Latest posts by Henrique Vilela (see all)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *