Caixas Acústicas
O padrão retangular das Caixas Acústicas como conhecemos está prestes a mudar. E quem está por trás desta grande transformação não é nada menos do que os Laboratórios de Pesquisas da Disney.
Cientistas do Laboratório Disney de Pittsburgh desenvolveram um método utilizando Impressora 3D para produzir Caixas Acústicas eletrostáticas que podem ter qualquer formato, de um patinho de borracha até uma espira abstrata.
O método será apresentado na conferência sobre Fatores Humanos em Sistemas Computadorizados (CHI) em Toronto no próximo dia 29 de Abril / 2014.
A tecnologia pode ser usada em qualquer objeto e emitir até mesmo frequências inaudíveis, o que pode ser futuramente usado para interação entre objetos e jogos eletrônicos por exemplo. Diferente das caixas acústicas direcionais que temos hoje, a tecnologia permite ainda que o som seja propagado em diversas direções, seguindo a superfície do objeto.
Caixas acústicas eletrostáticas já existem desde os anos 30, mas não foram adotadas amplamente. A aplicação é nova e possui algumas limitações como baixa resposta ao Grave. Mas faz um bom trabalho em altas frequências, como sons de pássaros, “bip” de computadores e voz humana.
Este artigo me faz lembrar um post antigo sobre um Estetoscópio em um iPhone. Nele o inventor usa a capa plástica para fazer a aquisição da batida do coração do paciente.
Já estou prevendo muitos Posts sobre os laboratórios Disney para Impressão 3D.
Follow 3DPro_BrasilHenrique Vilela
Co-fundador D3M
Fomento Impressão 3D em Belo Horizonte / Minas Gerais
Latest posts by Henrique Vilela (see all)
- Gogos ou Gogo’s 3D - junho 6, 2015
- Para onde está indo a Indústria de Impressão 3D? - abril 29, 2015
- Inside 3D Printing Brasil – 2015 (9 e 10 de Março) - março 9, 2015
muito legal são aplicações que a gente não consegue imaginar